Fundada em 2011, a MLog S.A. originou-se da reunião de capital intelectual e financeiro com o foco no desenvolvimento do Projeto de Mineração Morro do Pilar (Projeto MOPI), que concentra direitos minerários de ferro na região do Quadrilátero ferrífero, no estado de Minas Gerais, região sudeste do país. A Companhia contou com recursos financeiros relevantes por parte de investidores nacionais e estrangeiros que, juntos, aportaram aproximadamente US$850 milhões, à época.
Com recursos certificados de 1,6 bilhão de toneladas, sendo 1,3 bi medidos e indicados, o projeto em desenvolvimento visa à produção anual de 25 milhões de toneladas de pellet feed de alta qualidade, com elevado teor de ferro (68,5%) e baixo nível de impureza.
O protocolo do requerimento da Licença de Instalação do projeto de mineração foi realizado em agosto de 2019 e atualizado em outubro de 2021, com a inclusão da filtragem de 100% dos rejeitos gerados e o faseamento do projeto. As atualizações implementadas permitem adequar o projeto às melhores práticas ambientais existentes, além de possibilitar a redução do montante de investimento e do prazo necessários para o início das operações.
Destaca-se ainda que a MOPI foi autorizada a construir dois trechos ferroviários ligando a mina a modais logísticos de terceiros, além de possuir outorgas preventivas de captação de água dos rios Santo Antônio e Preto em volume suficiente para a implantação do projeto (3.000 m³/h de água).
Atualmente, o Projeto MOPI está em fase avançada de obtenção de licença de instalação.
Em 2015, a união com a Asgaard Navegação resultou na expansão dos negócios Companhia, que passou a atuar também no segmento de navegação de apoio marítimo offshore.
O ano de 2016 foi marcado por novas conquistas, com destaque para a entrega da primeira embarcação construída pelo Grupo, o OSRV Asgaard Sophia, e a assinatura do contrato de afretamento dessa embarcação pela Petrobras. Destaca-se ainda o movimento de diversificação e expansão geográfica do Grupo, com a aquisição da totalidade das ações da Companhia de Navegação da Amazônia – CNA, empresa líder no mercado de transporte fluvial na região Amazônica, que conta ainda com a autorização para realizar atividade de bunkering em todo o território brasileiro.
Em 2020, foi celebrado acordo com a Bourbon Offshore Marítima, que resultou na aquisição de 3 embarcações AHTS brasileiras de propriedade da BOM e a parceria para operação de embarcações de apoio marítimo brasileiras e estrangeiras do Grupo Bourbon e do Grupo MLog no Brasil. Como resultado dessa operação, a Asgaard Navegação foi convertida na joint venture Asgaard Bourbon Navegação – ABN, com a MLog passando a deter 50% das ações da ABN.
Como parte dos esforços de estruturação das atividades de Navegação e Mineração de forma segregada, foi criada, em 2022, a Columbus Shipping, subsidiária integral da MLog, que concentrará os ativos, passivos e negócios relacionados à Navegação.
ESTRATÉGIA

Asgaard Bourbon Navegação

CNA - Companhia de Navegação da Amazônia

COLUMBUS

MOPI - Morro do Pilar S.A
