A MLog foi fundada em 2015 e é o resultado da fusão entre a Asgaard Navegação e a Manabi S/A.
Em 2011, a Manabi foi criada, pela união de executivos com larga experiência no desenvolvimento e gerenciamento de ativos duráveis e contou com alguns dos investidores institucionais mais proeminentes do mundo, que, juntos, investiram US$ 850 milhões na empresa.
O plano inicial, contemplava a aquisição de importantes direitos minerários e o desenvolvimento propriamente dito de uma Mina, no estado de Minas Gerais, um mineroduto, que ligaria a Mina à um Porto, que deveria ser desenvolvido em um terreno de 3.000 acres, de frente para o mar, em Linhares, Espírito Santo.
Investimento Manabi
Em 2012, a Asgaard Navegação foi fundada.
Foi fundada com o objetivo de oferecer embarcações de apoio marítimo para a indústria de óleo e gás. Para isso, ao longo destes anos, a empresa vem cumprindo o plano de desenvolvimento de sua frota por meio da construção ou aquisição de novas embarcações. Em 2020, a MLog celebrou um compromisso vinculante com a Bourbon Offshore Marítima (BOM) e sua controladora.
Esse acordo envolve, principalmente, o aumento da frota atual da Asgaard por meio da aquisição de três embarcações AHTS brasileiras e a parceria para a operação de embarcações de apoio marítimo brasileiras e estrangeiras dos grupos Bourbon e MLog no Brasil. Como resultado, a Asgaard Navegação foi convertida na joint venture Asgaard Bourbon Navegação, na qual cada um dos dois grupos detém 50% de participação.
Com a fusão, ocorrida em 2015, foi criada a MLog S/A que, além de assumir e reformular os planos estratégicos das duas empresas, tem buscado outras oportunidades de negócios.
Em 2016, a MLog adquiriu a totalidade das ações da CNA – Companhia de Navegação da Amazônia, uma das maiores empresas de transporte de carga líquida a granel, na região brasileira da Amazônia.
ESTRATÉGIA
MOPI - Morro do Pilar S.A
CDNC - Companhia de Desenvolvimento do Norte Capixaba
Asgaard Bourbon Navegação
• Gestão de Riscos: buscamos gerir os riscos envolvidos com uma combinação de estratégia financeira conservadora, investimentos contra cíclicos e otimização de risco através de diversificação.
CNA - Companhia de Navegação da Amazônia
• Prestador de serviços de alta qualidade: Entendemos que nosso serviço é a chave para a maioria dos processos de produção de nossos clientes. A CNA já é considerada por seus clientes um dos melhores prestadores de serviços da região.
• Relacionamento de Longo Prazo: A maioria de nossos negócios é gerada a partir de nossos clientes com os quais mantemos um longo relacionamento e nosso crescimento deve ser baseado em projetos e relacionamentos de longo prazo com nossos clientes existentes e futuros.
• Sustentabilidade: A CNA transporta granéis líquidos em barcaças de casco duplo. Como parte de nossa abordagem sustentável, estamos constantemente buscando maneiras de aumentar a eficiência de combustível e frota.
CNA é a empresa líder no transporte de carga granel líquida na região amazônica do Brasil, transportando anualmente mais de 1 milhão de metros cúbicos de petróleo cru, seus derivados e outros produtos. Possui em sua frota 35 balsas e 18 empurradores.
CNA – Companhia de Navegação da Amazônia
A Asgaard Bourbon Navegação é uma empresa de navegação offshore focada em embarcações de apoio às plataformas. A Asgaard Bourbon opera atualmente 5 embarcações: 4 embarcações de propriedade da MLog (1 OSRV e 3 AHTS) e uma WSSV arrendada.
Asgaard Bourbon Navegação
MOPI possui direitos minerários no Estado de Minas Gerais, uma das maiores regiões minerárias do Brasil.
O projeto de MOPI possui Licença Preliminar e suas principais características são:
Mais de 1,6 bilhões de toneladas de recursos certificados
1,3 bilhão de recursos Medidos e Indicados
Pellet feed de alta qualidade com 68,5% de conteúdo de Fe e baixo nível de impurezas – 1,6% Alumina + Silica
Mais de 100.000 metros perfurados desde 2011
MOPI – Morro do Pilar Mine
CDNC é proprietária de 1.200 hectares de terra, com aproximadamente 6,5 quilômetros de frente de mar, no município de Linhares, Espírito Santo, sudeste do Brasil.
O terreno está próximo a estradas asfaltadas, linhas de transmissão de energia e à Estação de Tratamento de Gás de Cacimbas da Petrobras.