Considerada uma região estratégica para a atividade mineradora, Morro do Pilar possui 3.126 habitantes, de acordo com o censo do IBGE de 2021.
Localizada ao norte do Quadrilátero Ferrífero, Morro do Pilar é reconhecida por seus ricos depósitos de ferro. De acordo com a Sociedade de Geografia Aplicada a Depósitos Minerais (SGA), a região possui mais de 1,6 bilhão de toneladas de Recursos Certificados com 68,5% de teor de ferro. Além disso, Morro do Pilar possui uma grande rede hídrica com capacidade de abastecimento de diversos processos de mineração. A mineradora Mopi Mining, detentora de grande parte dos recursos hídricos do município, está desenvolvendo um projeto bilionário de mineração. A empresa se descreve como “um verdadeiro ativo no Brasil” e ressalta que o principal foco de suas atividades é o desenvolvimento sustentável e o principal investidor do projeto é a MLOG Investor Relations.
Anteriormente, a Manabi, antigo nome da mineradora, já havia tentado explorar recursos minerais em Morro do Pilar, retomando as atividades em 2018. No entanto, a pandemia de Covid-19 influenciou diretamente o processo e fez com que o projeto (avaliado em cerca de R$7 bilhões) não se desenvolvesse.
O prefeito do município, José Matos Vieira Neto, conhecido popularmente como Juca, afirma que a mineração é um mal necessário. De acordo com o prefeito, a mineradora possui direitos minerários no município e as atividades terão início quando a empresa apresentar as licenças necessárias.
De acordo com informações não oficiais, o novo projeto da Mopi Mining irá envolver Ipoema, distrito de Itabira, em questões relacionadas ao transporte do minério de ferro extraído. Procurados pelo portal Cidades e Minerais, o prefeito de Morro do Pilar e a mineradora Mopi Mining não se pronunciaram. Até o momento da publicação desta matéria, não houve atualização de informações acerca do projeto.
Saiba mais sobre o município de Morro do Pilar em: https://cidadeseminerais.com.br/historia-e-tradicao-69-anos-de-morro-do-pilar/